É normal sangrar das gengivas durante a escovagem dentária?
Não. O sangramento gengival é um indicador de inflamação gengival, sendo a sua principal causa a presença de placa bacteriana.
Com que regularidade devo substituir a escova dentária?
É aconselhada a substituição da escova dentária de 3 em 3 meses. Se utilizar aparelho ortodôntico, a substituição da escova poderá ocorrer antes dos 3 meses, devido a um maior desgaste da escova dentária.
É correcto bochechar com água após lavar os dentes?
Não. Após a escovagem dentária, o dentífrico deve permanecer em contacto com os dentes para uma maior duração do efeito protector, não devendo ser removida com o bochecho com água.
O fio dentário deve ser utilizado antes ou após a escovagem dentária?
Deve ser utilizado antes da escovagem dentária. O objectivo é a remover os restos de alimento e placa bacteriana presente entre os dentes, de modo a permitir a acção do dentífrico.
É necessário higienizar também a língua?
Sim. Devido à sua anatomia, a língua é um reservatório de bactérias, por isso deve ser higienizada todos os dias com raspador lingual ou dorso da escova dentária com indicação para esse efeito.
Posso utilizar um palito para remover os restos de alimentos entre os dentes?
Não. Para a remoção dos restos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes, deve utilizar fio/fita dentária ou escovilhão interproximal. O Médico Dentista deve indicar qual o melhor método de limpeza interdentária para o seu caso.
Posso utilizar um elixir com álcool todos os dias?
Não. Os colutórios (elixires) com álcool não devem ser utilizados todos os dias, pois a presença de álcool pode ser prejudicial para a mucosa oral.
O que posso fazer para diminuir a sensibilidade dentária?
A sensibilidade dentária pode ter várias causas, existindo vários tratamentos que podem ser realizados no consultório, assim como também a utilização de pastas dentífricas e elixires para a sensibilidade dentária. Deve consultar o Médico Dentista para perceber quais são as causas e as diferentes opções de tratamento.
Quais são as opções fixas para substituir os dentes ausentes?
Pode substituir através de prótese fixa sobre os dentes (ponte) ou através da colocação de implantes dentários.
A partir de que idade devo higienizar a boca do meu bebé?
Desde o nascimento. Apesar do seu bebé ainda não ter dentes erupcionados, a gengiva deve ser higienizada e massagada com uma compressa humedecida em água morna, para remover a película de restos de alimentos.
Ver folheto
Quando erupcionam os primeiros dentes do meu bebé?
Normalmente, os primeiros dentes decíduos (dentes de leite) erupcionam entre os 6 a 8 meses de idade. A erupção dentária pode causar alguns sintomas como perda de apetite, irritabilidade, ansiedade e aumento da salivação.
Ver folheto
É possível as gengivas sangrarem mais durante a gravidez?
Sim. Durante a gravidez, ocorrem alterações hormonais que podem afectar a saúde das suas gengivas, podendo esta situação ser agravada com uma insuficiente higiene oral.
Os adultos também podem utilizar aparelho ortodôntico?
Sim. Um adulto com problemas de mau posicionamento dentário pode beneficiar de um tratamento ortodôntico.
Ver folheto
Que tipos de aparelhos ortodônticos existem?
Actualmente, existem diferentes opções de aparelhos ortodônticos fixos e removíveis, assim como aparelhos estéticos e alinhadores invisíveis.
Não gosto da cor dos meus dentes, o que posso fazer para melhorar?
O branqueamento dentário é sempre uma opção disponível. Existem diferentes tipos de branqueamentos, em consultório ou em ambulatório (em casa). Deve consultar o Médico Dentista para ser aconselhado e saber qual melhor opção para o seu caso.